Ainda. Apenas ainda.
Enquanto não acaba, ao invés de se preocupar em saber como começaram as teorias sobre o fim ou em entender o calendário maia ou, ainda, em achar um local seguro para passar o Apocalipse, aproveite o dia escutando música, vendo filmes e, ainda, lendo algum livro. Sobre? O fim, claro.
Música
The doors – The End
Em pouco mais de 11 minutos, The Doors consegue angustiar e sensibilizar. A letra apela para a existência de um fim sem surpresas ou esperança de salvação. Este é o fim, belo amigo, este é o fim. Meu único amigo, o fim dos nossos elaborados planos, o fim de tudo que permanece, o fim! Eu nunca olharei em seus olhos… de novo. Você pode imaginar o que será? É uma das mais emblemáticas canções da banda que, através da força da letra, aliada a delicadeza da melodia, é capaz de tornar-se uma despedida real na mente de quem a ouve.
httpv://www.youtube.com/watch?v=UYXrBt_XMZU
Literatura
A Dança da Morte”, de Stephen King (1978)
Está na lista dos melhores livros do autor e retrata, cheio de metáforas, a vida de sobreviventes de uma epidemia de um vírus extremamente mortal que se espalhou pelos Estados Unidos e dizimou parte da população. Fala do fim do mundo, mas retrata especificamente o pós-apocalipse.
“Por volta das quatro, nuvens começaram a se formar sobre Manhattan e o som de trovão rolava de lá para cá entre os paredões da cidade. Relâmpagos se bifurcavam abaixo sobre os edifícios. Era como se Deus estivesse tentando assustar as poucas pessoas remanescentes fora de abrigo. A luz havia se tornado amarela e estranha, e Larry não gostava disso.”
Cinema
2012
Destruindo Nova York pela Terceira vez, Roland Emmerich – diretor de Independence Day e O Dia Depois de amanhã – consegue, no filme de 2009, mais veracidade e realismo, focando no calendário Maia. Pensei que tínhamos mais tempo é uma das frases que explica muito bem a sensação causada pelo longa. Na poltrona do cinema – ou de casa – angústia e agonia são sentimentos constantes. Mesmo sendo um filme catástrofe, 2012 foge do sobrenatural e, na verdade, apesar de ser triste passa uma mensagem de esperança e de culpa.

