Há 109 anos, era lançado o primeiro filme de ficção-científica na história
Em 1º de Setembro de 1902, Le Voyage dans la lune (Viagem à Lua) foi lançado na França. A produção de Georges Méliès é considerada o primeiro filme de ficção-científica da história do cinema, utilizando técnicas de sobreposição na película que possibilitaram efeitos especiais – algo inovador para aquela época.
Inspirado nos romances Da Terra à Lua, de Julio Verne – publicado em 1865 – e Os Primeiros Homens na Lua, de Herbert George Wells – publicado em 1901 – o curta-metragem conta a história de seis astrônomos que, através de uma cápsula lançada por um canhão, viajam até à Lua. Chegando lá, eles são capturados por seres alienígenas, mas conseguem escapar e retornar ao planeta Terra.
Viagem à Lua se tornou um dos clássicos do cinema mudo e demonstra a visão fantasiosa sustentada pelas pessoas no início do século XX sobre a lua e às viagens pelo espaço. O diretor do curta-metragem, Georges Méliès, foi apelidado de “o alquimista da luz” por ninguém menos que Charles Chaplin. Além de cineasta, Méliès também trabalhava como ilusionista. Ele foi responsável pela produção de aproximadamente 500 filmes e o primeiro cineasta a utilizar desenhos de produção e storyboards para a projeção de suas cenas.
Confira abaixo “Viagem à Lua”, de George Méliès.
httpv://www.youtube.com/watch?v=lZpXc2plLGo
[stextbox id=”custom” caption=”Curiosidades:”]– Méliès estava presente na plateia que assistiu, em 28 de dezembro de 1895, os Irmãos Lumière fazerem a primeira projeção de um filme na história.
– Durante uma década, criando filmes fantasiosos e que divertiam crianças e adultos, Georges Méliès foi considerado o melhor cineasta do mundo.
– A produção Viagem à Lua integra a lista dos 1001 filmes para ver antes morrer, de Steven Jay Schneider.
– Com a expiração dos direitos autorais, Viagem à Lua possui domínio público.
Fonte: Wikipedia
[/stextbox]
