O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de leite do país, são mais de 3 bilhões de litros anuais, segundo o IBGE. No estado, são produzidos diariamente em torno de 9,9 milhões de litros. Mas os constantes escândalos de fraudes e adulteração do produto deixam o consumidor com uma pulga atrás da orelha. Os pesquisadores afirmam: se tantas fraudes são reveladas é porque a fiscalização e a análise estão cumprindo seu papel.
Aqui na Universidade de Passo Fundo, a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária – FAMV conta com um dos maiores laboratórios do país em análise de leite. O SARLE – Serviço de Análises de Rebanhos Leiteiros, criado em 1997. Atualmente, o laboratório atende produtores individuais e indústrias de laticínios de todo Rio Grande do Sul, e também por volta de 75% da produção do estado vizinho, Santa Catarina. O professor da FAMV e coordenador do SARLE, Carlos Bondan, explica que existe uma instrução normativa do Ministério da Agricultura que prevê que todo leite comercializado seja analisado, no mínimo uma vez por mês. “Independente de indústrias a, b ou c, a análise é feita uma vez por mês, pelo menos, de todos os produtores”, acrescenta.
Além na análise do produto, o SARLE também oferece o serviço de Controle Leiteiro, com objetivo de dar estrutura para melhorar a produção e a qualidade do leite.
O professor Bondan sugere que as pessoas não ingiram o leite que não tenha passado por um processo de tratamento térmico, ressaltando que nesse tratamento o leite até pode perder algumas proteínas mas a perda é mínima, considerando o risco do consumo do leite sem tratamento para saúde do consumidor. “A pasteurização elimina a existência de qualquer agentes de doenças no leite”, explica.
Um projeto de pesquisa, também coordenado pelo professor Carlos Bondan, chamado “Georreferenciamento e rastreabilidade da cadeia do leite através de um Portal Vertical” leva informações da qualidade de toda cadeia produtiva dessas análises através de um portal. Sendo assim, os produtores não precisam aguardar o resultado vir da indústria.
Confira a reportagem sobre a qualidade do leite:
httpv://www.youtube.com/watch?v=6Q0VKfvoeFs&feature=youtu.be
