A rotina de um bombeiro é de muito trabalho, treinamento, plantão, ocorrências… mas na segunda-feira, 1º de julho, foi diferente. O sétimo comando regional de bombeiros de Passo Fundo estava em festa.
No dia 2 de julho comemora-se o Dia Nacional dos Bombeiros, dia de reconhecer os profissionais que trabalham em serviço a sociedade. Em comemoração a esse dia, a corporação de bombeiros de Passo Fundo realizou diferentes atividades. Entre elas, a entrega de homenagens a bombeiros que se aposentaram, certificados a PMs temporários e a entrega de equipamentos de segurança e viaturas ao Corpo de Bombeiros.
O Tenente Paulo Roberto Souza, que nesse ano completa 25 anos de serviço, fala sobre a importância do trabalho de um bombeiro: ” Trabalhar com pessoas, ajuda-las nos momentos de dor e dificuldade é muito importante. Sinto-me honrado.” disse.
O sentimento de honra, também faz parte da vida da Soldado Roseane Militz Carvalho. Uma das poucas mulheres na corporação, Roseane se sente feliz e privilegiada em ser bombeira. “Me sinto feliz por romper a barreira do machismo, e de mostrar que as mulheres podem ocupar todos os cargos.” fala.
Saiba mais sobre a história do Dia do Bombeiro:
[stextbox id=”info”]
A data foi instituída em abril de 1954, pelo presidente da república, Getúlio Vargas.
Foi em 2 de julho de 1856 que o imperador Dom Pedro II criou o corpo provisório de bombeiros da corte, o primeiro corpo de bombeiros do Brasil.
Nessa época, o sinal de incêndio era dado pelo badalar dos sinos, pelos quais os cidadãos formavam fileiras ao lado dos aguadeiros e poços para, de mão em mão conduzirem os baldes de água até o local do ocorrido.
Já nessa época a atuação dos bombeiros se caracterizava pela união de esforços e trabalho em equipe e, a seleção era feita entre os mais destemidos e audazes.
[/stextbox]
A escolha da profissão vem muitas vezes de família. Como é o caso do Soldado Ederson de Bairros, filho de bombeiro. “Meu pai trabalhou 30 anos como bombeiro, eu não imagino outra profissão para mim.” afirma.
Ederson atua como mergulhador e fala um pouco da rotina de trabalho:
A escolha da profissão sobre influência da família também é o caso do Soldado Diego Rafael Kaipper Raimundo, que trabalha há 8 meses e é irmão de um bombeiro. Ele trabalha na sessão de prevenção de incêndio e ressalta a importância da confiança no seu trabalho: “Como meu trabalho é realizado em dupla, a confiança no outro é fundamental. E não só no colega de trabalho, mas também a confiança que a sociedade nos dá”. diz.
Confira as fotos da comemoração ao Dia do Bombeiro:
