Liberados para mentir

Mentir – ou, como muitos preferem, ocultar fatos – é algo natural para o ser humano. Tão natural que ganhou um dia especial quando pegadinhas e piadas estão liberadas.


Você já parou para pensar em quantas vezes caiu em pegadinhas do dia 1º de abril? O bom é que não importa quantas vezes isso já aconteceu, você não foi o único. O mundo todo comemora o Dia da Mentira. Em países de língua inglesa, por exemplo, é conhecido como April Fool´s Day, algo como Dia dos Tolos, enquanto na Itália e na França é chamado, respectivamente, de Pesce d’Aprile e Poisson d’Avril, literalmente “peixe de abril”. Em vários lugares, existem superstições que dizem que as brincadeiras devem ser feitas até a meia-noite. Todas as peças pregadas após esse horário trariam má sorte ao brincalhão.

Então, você pode perguntar, será que mentimos tanto assim? O que é considerado mentira?

A professora de psicologia da UPF, Carla Maria Ventura Tarasconi, explica que algo é considerado mentira quando tem a intenção de alterar fatos que comprometam alguém, que sejam maldosos. Para ela, distorcer algumas informações nas relações humanas é comum ao ser humano. São as conhecidas desculpas, que não tem a intenção de prejudicar outras pessoas; são usadas simplesmente “para se desculpar e amenizar questões na interação humana.”

[stextbox id=”custom” caption=”Você sabe como essa brincadeira começou?” float=”true” width=”300″]

Existem várias versões e são controversas. A mais conhecida é de que o Dia da Mentira teria surgido na França. A história conta que, desde o começo do século XVI, o Ano Novo era comemorado no dia 25 de março, dia que marcava o início da primavera. Essas festas duravam uma semana, terminando justamente no dia 1º de abril. Até que, em 1564, o rei Carlos IX da França, após adoção do calendário gregoriano, determinou que o ano novo fosse comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses, que não gostaram nada da mudança, continuaram seguindo o antigo calendário, que iniciava em 1º abril, e começaram a ser ridicularizados por gozadores que enviavam presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

No Brasil, a data começou a se popularizar em Minas Gerais, quando, no dia 1º de abril de 1828, circulou A Mentira, um periódico que noticiava o falecimento de Dom Pedro. A notícia foi desmentida no dia seguinte.

[/stextbox]

Perceber que uma pessoa está mentindo já é outra história. Para a professora, tudo depende da personalidade de cada um. “Vem a questão do patológico, da normalidade, da personalidade da pessoa, das dificuldades que ela tem. Existem pessoas que têm a capacidade de enganar”.

E a famosa “mentira do bem”- aquela que tem a intenção de proteger. Será que ela existe? Segundo a professora Carla, sim,  mas é uma questão de analisar a situação, pois, às vezes, você acha que está fazendo o bem, mas na verdade está enganando também. Camile Serafini, estudante de arquitetura, discorda. “Nem sempre a intenção de proteger dá certo. A pessoa pode achar que está protegendo, mas no fim só está protelando alguma coisa que mais dia, menos dia, pode acontecer.”

Manter relacionamentos duradouros e com confiança, sejam eles amorosos ou não, é tarefa árdua, mas não impossível. Segundo Camile, a transparência é uma coisa básica em qualquer relacionamento, desde que a pessoa seja madura o suficiente para lidar com a verdade.

A professora concorda. Se o relacionamento for encarado de forma real a tendência é que seja mais duradouro, uma vez que a mentira abre espaço para o surgimento do sentimento de perda da confiança, fundamental nas relações humanas. “Quando perdemos a confiança, o relacionamento tende a não durar”.

[stextbox id=”custom” caption=”Mundo afora, muita coisa estranha já aconteceu no dia 1º de abril. Confira as 10 maiores peças que a mídia já pregou:”]

1- Em1957, a rede de televisão BBC divulgou a notícia que graças ao inverno ameno e à eliminação da praga do espaguete, fazendeiros suíços estavam comemorando uma safra recorde daquela massa. Um vídeo mostrava supostos fazendeiros suíços puxando cachos de espaguete de árvores. Os telefones começaram a tocar com várias pessoas querendo informações sobre como cultivar o próprio espaguete.

2- Em1962 a Suécia tinha apenas um canal de televisão, que transmitia tudo em preto e branco. Um técnico da estação apareceu no ar dizendo que uma nova técnica havia sido desenvolvida para o envio de imagens coloridas. Para converter seus televisores, as pessoas deveriam cobrir o televisor com uma meia fina de nylon. A TV em cores só surgiria na década de 1970.

3- Em1966 a cadeia americana de fast food Taco Beel anunciou que havia comprado o Philadelphia’s Liberty Bell (Sino Da Liberdade na Filadélfia), um símbolo da independência norte-americana, do governo federal, e que o estaria rebatizando para Taco Liberty Bell. Cidadãos ultrajados ligaram para expressar sua raiva antes da Taco Bell revelar que era tudo uma pegadinha.O então secretário de imprensa do governo americano foi questionado a respeito da venda e respondeu que o Memorial de Lincoln também havia sido vendido e passaria a se chamar Ford Lincoln Mercury Memorial.

4- O notável astrônomo britânico Patrick Moore anunciou em uma rádio que no dia primeiro de abril de 1976, precisamente às 9h47min, um evento único iria ocorrer: Plutão passaria por trás de Júpiter, o que causaria um alinhamento gravitacional que reduziria a gravidade na Terra. Moore disse aos ouvintes que, se eles pulassem no exato momento do alinhamento, eles poderia experimentar uma sensação de flutuação. Centenas de pessoas ligaram para a emissora reportando o sucesso da experiência.

5- Em 1977, o jornal britânico The Guardian publicou uma matéria de sete páginas sobre o 10º aniversário de San Serriffe, uma pequena república localizada no oceano Índico e que consistia de várias ilhas no formado de vírgulas. Na revista, eles exaltaram a geografia, a história e até a cultura dos habitantes dessas ilhas paradisíacas. O pior é que empresas como Kodak e Texaco entraram na pegadinha anunciando sorteios entre seus clientes para a melhor praia da região, chamada de Cocobanana. O único problema é que San Serriffe sequer existe.

6- Em1985, a revista Sports Illustrated publicou a história de um jogador novato de baseball que conseguia atirar a bola a incríveis 270km/h  estaria entrando para o elenco do New York Mets. O jogador teria apurado sua incrível habilidade de arremessar muito mais rápido que os outros jogadores em um período que passou num mosteiro tibetano. Os fãs do Mets ficaram imensamente felizes por alguns dias.

7- Em1992, a Rádio Nacional Pública dos EUA anunciou que o ex-presidente Richard Nixon concorreria novamente à presidência norte-americana, e que seus slogans seriam algo como “Eu não fiz nada naquela época e não vou fazer nada novamente.” A rádio soltou inclusive áudios de Nixon fazendo o anúncio. A audiência lotou as linhas telefônicas expressando ultraje. A voz de Nixon era de um imitador.Em tempo Richard Nixon renunciou à presidência em 1974, para fugir de um impeachment quase certo.

8- Em1995, a revista Discover anunciou que respeitado biólogo italiano, Aprile Pazzo, havia descoberto, na Antártica, um animal chamado “hothead naked ice borer” (algo como inseto nu de cabeça quente), com placas de ossos na cabeça que se aqueciam, permitindo que ele perfurasse e se movimentasse dentro do gelo com grande velocidade.

9- Em 1998, uma newsletter chamada New Mexicans Pela Ciência e Razão publicou um artigo que dizia que o Estado do Alabama havia votado para arredondar o valor de “PI”, mudando de 3,141359… para o “valor bíblico de3”.

10- Ainda em1998, a rede americana de fast foods Burger King anunciou o lançamento do Whooper para canhotos, a fim de atender ao público de 32 milhões de canhotos existentes no país. De acordo com o anúncio, o sanduíche conteria os mesmos ingredientes do Whooper normal, mas estes sofreriam rotação de 180 graus na hora de serem colocados no pão. A cadeia recebeu milhares de solicitações pelo novo sanduíche, assim como para o Whooper regular, feito para destros.

Fonte: http://www.museumofhoaxes.com/hoax/aprilfool/

[/stextbox]

Rolar para cima