
Eles tinham tudo que muitas pessoas almejam: juventude, fama, dinheiro. Mas talvez isso tenha sido o motivo para a própria decadência. Conheça um pouco sobre astros da música que por coincidência ou não, tiveram suas vidas interrompidas aos 27 anos de idade.
Jimi Hendrix: Nascido em Seattle em 27 de novembro de 1942, foi um dos maiores guitarristas da história. Usava diversas drogas psicodélicas, principalmente LSD, mas antes disso já fumava maconha e exagerava no álcool. Hendrix foi encontrado morto na casa de sua namorada em Londres, em 18 de setembro 1970. De acordo com a necropsia, o guitarrista se asfixiou com o próprio vômito, após exagerar na dose de um remédio para dormir.
Janis Joplin: cantora e compositora que virou ícone do rock na década de 60. Foi vocalista da Big Brother and the Holding Company e posteriormente, seguiu carreira solo. Janis nasceu em Port Arthur, nos EUA no dia 19/01/1943 e morreu em Los Angeles no dia 04/10/1970. A causa da morte foi dada oficialmente como overdose de heroína, possivelmente misturada com álcool.
Jim Morrison: James “Jim” Douglas Morrison nasceu em Melboune no dia 08/12/1943. Seus pais eram funcionários da marinha americana, conservadores e muito rigorosos. Mas o músico acabou adotando para si pontos de vista diferentes aos que lhe foram ensinados, e levava uma vida ‘boêmia’. Jim se formou em cinema na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Após um encontro com um antigo colega, Ray Manzarek, os dois resolveram montar uma banda de rock. Surge então o The Doors , nome que foi inspirado no livro “The Doors of Perception” (As Portas da Percepção),de Aldous Huxley, retirado de um verso de um poema de William Blake: “If the doors of perception were cleansed, every thing would appear to man as it is, infinite.” (Se as portas da percepção estiverem limpas/ Todas as coisas se apresentarão ao homem como são, infinitas). Seu envolvimento com drogas e álcool teria começado ao sair da faculdade e se intensificado ao tornar-se um ídolo do rock. O cantor foi encontrado morto na banheira de seu apartamento em Paris, no dia 03/07/1971, supostamente após aspirar heroína, de acordo com a namorada do cantor na época, que foi quem encontrou o corpo. Mas porém, não foi realizada a necropsia, o que gerou muitas dúvidas sobre o ocorrido. Morrison tinha um estilo único de cantar, que manteve sua música viva e ainda conquista fãs em todo o mundo.
Kurt Cobain– Kurt Donald Cobain nasceu no dia 20 de Fevereiro de 1967 em Aberdeen(EUA). Em 1975, seus pais se separam, e Kurt passa a viver com a mãe. O fato da separação o tornou uma criança tímida e um tanto ‘frustrada’. Aos 14 anos, ganha sua primeira guitarra. Em 1985, Kurt conhece Krist Novoselic, com quem começaria sua carreira musical até que em 1987, montam o Nirvana , a banda que mudou o conceito sobre o rock nos anos 90. Escândalos sempre fizeram parte da vida de Cobain, como seu casamento conturbado com a roqueira Courtney Love, suas tentativas de suicídio, divergências com a polícia e com outros músicos como Axl Rose e até o nascimento de sua filha gerou polêmica. Viciado em heroína, Kurt alegava que somente a droga aliava suas dores de estômago. Após ingerir calmantes Roypinol com champanhe e entrar em coma em março de 94, toda a turnê europeia do Nirvana é cancelada. No dia 8 de abril de 1994, Kurt é encontrado morto com um tiro na cabeça em sua casa em Seattle. De acordo com os legistas, a morte teria ocorrido cerca de três dias antes, no dia 5 de abril. Altas doses de heroína foram encontradas em seu organismo, mas até hoje há quem questione se foi mesmo suicídio.
Amy Winehouse: Amy Jade Winehouse , cantora e compositora britânica, lançou seu primeiro álbum em 2003. Viciada em drogas e álcool, a cantora passou fases críticas em sua vida. Chegou a ser presa em 2008 por posse de drogas e agressão. Foi internada diversas vezes em clínicas de reabilitação mas, ao que tudo indica, nunca ficou muito tempo longe dos vícios. Dona de uma bela voz e de sucessos como “Back to Black”, Amy ganhou vários prêmios, inclusive no ‘Grammy Awards’. A notícia da morte da cantora veio de repente, no último dia 23. O corpo foi encontrado em sua casa em Londres, mas a causa da morte ainda é indeterminada.

Mas para quem estava acreditando na ‘maldição dos 27’, aí vai mais algumas curiosidades, ou seriam mais coincidências? Fizemos uma pequena lista de artistas que morreram aos 28 anos de idade, confira:
Tim Buckley: Timothy “Tim” Charles Buckley era um músico americano nascido em Washington em 14 de fgevereiro de 1947. Tim Buckley morreu em 29 de junho de 1975, vítima de uma overdose de heroína e morfina.
Bradley Nowell: Bradley James Nowell nasceu em 22/02/1968, foi vocalista e guitarrista da banda Sublime. Faleceu em 25 de maio de 1996) por overdose de heroína.
Heath Ledger: O ator australiano foi encontrado morto em um apartamento em Nova York no dia 22/01/2008. Entre os filmes mais conhecidos em que atuou estão: “10 Coisas Que Eu Odeio Em Você”; “A Última Ceia”; “Coração de Cavaleiro”; “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, “O segredo de Brokeback mountain”, sendo este último seu papel mais polêmico. A causa da morte foi dada como uma “intoxicação acidental” por remédios.
Jimmy Owen Sullivan: Mais conhecido como The Reverend Tholomew Plague, ou melhor, ‘The ReV’ era baterista da banda Avenged Sevenfold. The Rev foi encontrado morto em sua casa em 28 de dezembro de 2009. Logo após o ocorrido, a polícia afirmava que a morte teria sido por causas naturais. Em junho de 2010, descobriram que a fatalidade se deu por uma “overdose acidental”, resultado de uma intoxicação devido ao efeito combinado de oxicodona, oximorfona, diazepam(todos esses são calmantes) e etanol. “O Jimmy era não só um dos melhores bateristas do mundo, mas mais importante do que isso, era o nosso melhor amigo e o nosso irmão”, escreveram os outros integrantes da Avenged Sevenfold no seu site.

Coincidência ou simples ironia do destino, não sabemos se os suicídios foram mesmo “intencionais” ou acidentais. O que sabemos é que enquanto estavam entre nós fizeram ótimos trabalhos, tanto na música quanto no cinema. E agora, após a morte, entraram para a história, e ainda conquistarão milhares de fãs.
