Napoleão Bonaparte disse que “a História é um conjunto de mentiras sobre as quais se chegou a um acordo”. Entre verdades e contradições, só há uma certeza: a prova de História do Vestibular de Inverno 2011 vai exigir raciocínio e capacidade de relacionar conteúdos. Saber datas é importante, mas o candidato que está se preparando para as provas sabe que a História está muito além de números. A professora do curso de História da UPF, Ana Luiza Setti Reckziegel, conta um pouquinho sobre um período importante da história brasileira: a Revolução de 1930.
A Revolução de 1930 esteve vinculada à formação da Aliança Liberal (AL). A Aliança Liberal foi uma frente política que congregava Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba e, posteriormente, agregou os tenentes. Surgia como força contra a oligarquia paulista, daí sua importância. Seu programa refletia as aspirações das classes dominantes regionais não associadas ao núcleo cafeeiro, tendo por objetivo sensibilizar a classe média.
Defendia o incentivo da produção nacional em geral e não só o café. Combatia os esquemas de valorização. Propunha medidas de proteção aos trabalhadores, como extensão do direito à aposentadoria, regulamentação trabalho do menor e mulheres, lei de férias. Sua insistência maior era a defesa das liberdades individuais, a anistia e a reforma política, para assegurar a verdade eleitoral.
A relação completa dos conteúdos programáticos para a prova do Vestibular de Inverno está disponível no Manual do Candidato. As provas acontecem no dia 25 de Junho, às 14 horas, na estrutura multicampi da UPF. As inscrições estão sendo realizadas até o dia 20 através do site do Vestibular. Boa sorte!
