Bolsas Pibic e Paidex, sua entrada para o mundo universitário

Por Catherine Mistura (Estagiária Nexjor)

No ano em que completa 35 anos de história, o Integrado UPF tem muito o que comemorar em sua trajetória. Com o diferencial de ser uma escola de Ensino Fundamental e Médio dentro de um campus universitário, é longa a lista de oportunidades de ensino e estudo que os alunos podem aproveitar com a estrutura da Universidade: da natureza aos laboratórios, tudo é parte do processo de formação dos estudantes. Mas, para além da estrutura física que é oferecida, os estudantes também podem desfrutar de outras portas de entrada para a sua qualificação ao Ensino Superior: é o caso das bolsas de Extensão e Iniciação Científica para os nossos estudantes.

Anna Júlia Barbosa

As chamadas bolsas Pibic, de iniciação científica, e Paidex, no caso da extensão, são bolsas destinadas a alunos da graduação e pós-graduação UPF, em que os estudantes envolvem-se em projeto voltados à comunidade e de pesquisa junto aos cursos de gradução e grandes áreas do conhecimento. Aqui, no Integrado, os alunos não precisam aguardar até o ingresso no Ensino Superior para serem bolsistas — já no Ensino Médio eles têm a oportunidade de serem parte dos projetos.

Anna no projeto Equoterapia UPF

Para a aluna do 2º ano do Ensino Médio, Anna Júlia Barbosa, a bolsa Paidex foi uma forma de aproximá-la da área que já pensava em cursar. Bolsista do Projeto Integrador para Pessoas com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) desde abril deste ano, Anna Júlia sempre pensou em fazer algum curso da área da saúde, certeza esta que foi ficando mais forte, conforme ela se envolvia nas atividades, além de ajudá-la a se desenvolver pessoalmente.

— Eu faço parte da Equoterapia UPF e lá, por a gente ainda não estar na faculdade, a gente faz um trabalho sem uma área específica, mas acompanha as crianças que têm autismo, paralisia cerebral, enfim, que tem alguma condição que a terapia ajude.

No projeto, Anna colabora com atividades recreativas que auxiliem no desenvolvimento motor, além de acompanhar as crianças no trajeto que fazem com os cavalos, estimulando o raciocínio lógico e a fala.

Isabela Giacomini

A Isabella Giacomini, atualmente, é aluna do 3º ano do Ensino Médio do Integrado, mas começou como bolsista Pibic em abril de 2023, quando ainda estava na 2ª série. Com o sonho de cursar Letras desde os 12 anos e a vontade de ser professora, foi numa apresentação das bolsas Paidex e Pibic Jr. que Isabella viu a oportunidade de tornar-se bolsista do curso aqui na UPF. Como parte do projeto “Acervo Literário de Josué Guimarães”, a aluna concluinte do Ensino Médio estuda o autor, sua obra e quem ele foi política e literariamente, além de catalogar os arquivos e documentos para que o material possa ficar disponível online.

— Eu tinha medo de não me encontrar na faculdade. E fazer o Pibic Jr. aqui na UPF, me fez conhecer a Letras da UPF e eu me apaixonei pelo curso por muitos fatores — comentou Isabella a respeito da influência da bolsa em sua escolha de faculdade.

A faculdade de Letras levou Isabele ao
Acervo Josué Guimarães

Além da decisão profissional, o Pibic Jr. também aproximou a aluna do curso, permitindo que ela conhecesse seus professores e acabasse envolvida em outros projetos, como o Bando de Letras, um grupo de declamação de poesia e intervenções culturais.

— As bolsas Pibic e Paidex começam no 2º ano, então a gente tem dois anos pra fazer. Se a gente não se interessa por uma bolsa no 2º ano, podemos nos interessar por outra no 3º, e se a gente se interessa, se intensifica nossa bolsa […] É uma forma de entrar em contato com o curso que tu quer fazer e entender se ele se adequa ao seu futuro.

Essas e outras oportunidades de contato e acesso ao Ensino Superior, somente uma escola que fica dentro de uma Universidade consegue proporcionar. As inscrições para o ano de 2025 no Integrado UPF estão abertas até o dia 18 de novembro através do site integradoupf.com.br. Vem fazer parte dessa história!

Rolar para cima