Picadas de cobra, exposição a substancias toxicas, contaminações químicas e diversos outros perigos semelhantes. Esses são alguns dos acidentes que podem ser fatais aos seres humanos, mas que infelizmente não são raros. Nessas horas, a ajuda emergencial correta é fundamental para salvar uma vida.
Pensando nesses casos urgentes onde cada segundo é crucial para uma vida, é que o CIT RS foi criado. O Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul é um departamento técnico da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde e vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul. Fundado no ano de 1976, o CIT RS presta serviços de orientação aos acidentes toxicológicos ocorridos no Rio Grande do Sul.
Quando uma pessoa sofre esse tipo de acidente, o CIT conta com um serviço de emergência 24 horas. Dessa forma, as pessoas são orientadas a proceder da maneira correta antes mesmo que o atendimento médico chegue até o local. Além da orientação a vítima, o CIT também oferece importantes informações aos profissionais da saúde que podem não saber todos os métodos de salvamento para determinados acidentes toxicológicos.
A equipe conta com diversos profissionais e pesquisadores como médicos, veterinários, biólogos e farmacêuticos, além de estudantes. Esses profissionais além de oferecer ajuda emergencial, também possuem conhecimentos para a prevenção de acidentes, com dicas e cuidados para que nenhuma casualidade aconteça.

Um dos principais acidentes ocorridos são as picadas de cobra. As jararacas, por exemplo, são encontradas em diversas áreas ao longo de todo o território da América Latina, e seu veneno poderoso pode ser fatal. No caso de uma picada, a pessoa deve lavar o local com água e sabão, e manter a vítima deitada ou sentada para não favorecer a circulação do veneno. Nada de amarrar o local ou cortar, para que não haja impedimento total da circulação no local, e consequentemente uma necrose.
A professora do curso de farmácia da UPF, Charise Bertol, reforça a importância do CIT. “Além de nos oferecer o veneno da jararaca para estudo, o trabalho do Centro de Informações Toxicológicas possui um completo sistema de informações para diversos casos de acidentes. Sem essas informações, um acidente pode ser fatal”, comenta a professora.
O conhecimento dessa equipe se deve a intensos estudos sobre animais, plantas e produtos tóxicos. As pesquisas são constantes para que o serviço prestado seja de qualidade, gerando assim confiança da população as informações divulgadas pelo centro.
Para conhecer mais sobre esse importante trabalho, é só acessar o site do CIT RS e saber mais sobre os métodos de prevenção e procedimentos no caso de algum acidente. Saber um pouco mais sobre essas situações e não proceder de maneira inadequada pode ser a diferença para salvar uma vítima.
Telefone para contato:
0800 721 3000
Site:
http://www.cit.rs.gov.br/
