Hidratação do corpo no verão

O calor do verão está chegando, e junto com as altas temperaturas surgem também os cuidados com o calor. Evitar tomar sol em excesso, usar protetor solar e beber muito líquido são algumas das recomendações.

Durante o período quente do ano o corpo perde uma quantidade maior de água. Esse problema pode ser evitado através da ingestão de líquidos, como por exemplo, sucos naturais feitos com as muitas frutas que são ofertadas em abundância nesta época do ano.

O líquido mais importante para a nossa sobrevivência, a água, deve ser consumida em até dois litros por dia, mantendo assim o corpo hidratado e saudável. A água não deve ser bebida apenas quando sentimos sede, pois a sede é um alerta do organismo sobre o baixo nível de liquido do corpo, mas sim durante todo o dia de maneiras intercaladas.

Mas não são só os sucos e a água pura em si que hidratam o corpo. Alguns alimentos são ricos em líquidos e ajudam a repor a quantidade necessária de água diária. “Uma excelente fruta para o verão é a melancia, que possui 90% de água, tem baixas calorias e é refrescante”, conta Eliege Maroni, estudante do curso de nutrição da UPF. A estudante também orienta que o alerta para a hidratação se dá devido a constante perda de água que o corpo sofre com as temperaturas elevadas.

Se os exercícios físicos são frequentes no cotidiano, a necessidade de hidratação é ainda maior. A água é eliminada em maior quantidade através do suor, e por isso também precisa ser reposta em maior quantidade.

Um corpo mal hidratado apresenta vários sintomas, como perda do foco na visão, pele seca, cansaço e vários outros sintomas, inclusive mais graves como a formação de pedras nos rins. A dica é prevenir essas doenças antes que elas apareçam e se agravem, evitando assim que o corpo se prejudique ainda mais devido a desidratação.

Rolar para cima