Uma sociedade de consumo que compra produtos que não necessita apenas por desejo ou satisfação e os descarta com impressionante facilidade. Essa ideia lhe é familiar? Pois bem. Ela pertence ao grande nome do estudo sobre o impacto da mídia e da comunicação na sociedade contemporânea: Jean Baudrillard.
Sociólogo e poeta francês, ele defendia a tese de que vivemos em uma sociedade extremamente consumista e fortemente influenciada pela mídia e pelos meios de comunicação em massa. Os consumidores são presas fáceis da automatização do sistema de produção, que faz com que não consumam coisas, mas signos. Da mesma maneira que consomem a produção da cultura contemporânea, também a descartam, só para consumir novamente.
Aproveitando o “gancho” de Baudrillard, sugerimos um documentário bem interessante: A história das coisas. O vídeo fala sobre “a responsabilidade da atual sociedade de consumo em alimentar as mudanças climáticas e a degradação ambiental provocadas pelo impulso de adquirir bens materiais”. A produção foi feita pela especialista em sustentabilidade ambiental e temas de saúde, Annie Leonard.
httpv://www.youtube.com/watch?v=zWhlnOiuDtI
