Muitas vezes temos curiosidades em conhecer um pouco mais o sistema solar além dos livros e da internet. Porém, acreditamos que isso é possível somente em laboratórios e observatórios nos grandes centros urbanos. Felizmente, isso está mudando através de iniciativas acadêmicas. Um grupo, formado por professores e alunos do curso de Física da Universidade de Passo Fundo, criou o projeto “Implementação de laboratório e observatório astronômico na UPF: ensino de astronomia ao alcance da comunidade”. A atividade é coordenada pelos professores Ms. Renato Heineck, Luiz Marcelo Darroz e Adans Iraheta Marroquim, contando com a participação de cerca de 20 estudantes do curso de Física.

O sistema solar situa-se na Via Láctea e é composto pelo sol, ao centro, seguido pelos oito planetas, satélites, asteróides e cerca de 200 planetas anões, dentre os quais está Plutão. Para obter conhecimento sobre a astronomia o homem utiliza equipamentos, como, o telescópio.
O professor Renato Heineck relata que o projeto de astronomia surgiu no final de 2008 quando o mesmo foi apresentado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no MEC. “Esse projeto teve aprovação do CNPq, para trabalhar e durar o ano de 2009 e 2010, para os quais recebemos uma verba em torno de R$20 mil reais destinados à compra de equipamentos de astronomia.”, destaca Heineck. Ainda segundo o professor, todos esses equipamentos já foram adquiridos e no início de 2011 doados à UPF.

A terra é um astro que compõe um conjunto formando o Universo. Os astros situam-se a grandes distâncias uns dos outros, e para medir essa extensão é utilizada a unidade de comprimento Ano-luz, que equivale a 250 milhões de voltas em torno do globo terrestre.
Os mestres destacam que uma das ideias é apresentar à comunidade o mundo chamado astronomia através de métodos desenvolvidos junto com o grupo de estudantes do curso de Física. “O que nós queremos é desenvolver metodologias didáticas que possam difundir o ensino de astronomia, difundir esses conhecimentos que são necessários para interpretar todo o cosmos, para interpretar onde a gente se encontra atualmente.”, explica Darroz. O acadêmico de Física, Necleto Pansera Júnior, reforça a importância de mostrar esse conhecimento. “Muitas pessoas não conhecem realmente onde elas estão localizadas ou onde estão os planetas. Mostrar para a comunidade o campo inteiro da astronomia, falar sobre o sol, todos os nossos planetas, sistema solar, vai contribuir para aumentar a cultura da comunidade.”, justifica Júnior.
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O que é astronomia?
“Desde a antiguidade o homem sempre procurou explicações para fenômenos da natureza e o que acontece com os astros sempre instigou a sua curiosidade. Com a passar dos anos essa curiosidade transformou-se em ciência, como é considerada hoje a astronomia. Uma ciência que engloba conhecimentos físicos, biológicos, químicos, isto é, uma ciência que procura nos localizar no espaço e no meio de todo esse cosmos que é o universo.”, define Darroz*.
Qual a importância dessas observações?
“Conhecer o Universo significa compreender nós mesmos, ou seja, pra mim poder conhecer a casa, o ambiente onde eu estou, é super importante que eu conheça onde esse ambiente está. Pra que a gente conheça melhor a terra, o espaço onde nós vivemos, nós também temos que conhecer, por exemplo, onde essa terra está, quais são os vizinhos mais próximos, ou seja, conhecendo o todo para melhor entender onde nos encontramos.”, explica o mestre.
*Ms. em Física, profº Luiz Marcelo Darroz
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A atividade desenvolvida pelos acadêmicos do curso de Física, com acompanhamento dos professores da UPF, é pedagógica e didática, trabalhada junto aos alunos do ensino fundamental ou médio, de diferentes redes escolares da cidade ou da região, na instituição onde eles estudam ou na própria Universidade. “Nós conduzimos aos alunos todo o tipo de trabalho voltado à astronomia, tais como projeção num telescópio, observações dos astros e estudo geral sobre a área.”, relata Heineck. Para a estudante de Física, Neura Decol, como a proposta abrange as crianças desde as séries iniciais, ela acaba beneficiando o processo de aprendizado. “É um projeto que ajuda as crianças a entender um pouquinho como é o mundo onde elas vivem, e descobrir o que é astronomia.”, relata a acadêmica. Já o universitário Necleto relata como o trabalho contribui para a sua formação acadêmica. “Como a astronomia não é somente um campo isolado da Física, ela te faz pesquisar sobre outras áreas e isso vai me ajudar quando eu terminar e começar a trabalhar como professor de física. Eu já vou ter muito mais conhecimento das outras áreas, vou poder usar exemplos de astronomia, que fica muito mais fácil pro nosso aluno, e poderei explicar usando alguma coisa do cotidiano dele.”, diz Júnior.
Para ter acesso ao laboratório e observatório astronômico no curso de Física, a comunidade escolar de Passo Fundo e da região pode agendar a visita de alunos entrando em contato com os coordenadores pelo telefone (54) 3316 8351.
