Exposição “The Art of Video Games” terá 85 títulos que marcaram a era dos videogames

Durante a última década se estabeleceu um intenso debate na rede sobre a definição dos games como uma forma de arte. Até o norte-americano Roger Ebert, conhecido crítico de cinema, entrou na conversa dizendo que “os games jamais seriam uma bela arte”, causando a ira de muitos gamers.
Independente do embate de idéias e conceitos, o museu de arte norte-americano Smithsonian anunciou 85 títulos que irão compor a exposição The Art of Video Games. Os jogos vencedores foram escolhidos por votos de fãs e curadores da exposição entre fevereiro e abril deste ano. A criatividade, narrativa da história e a influência dos eventos reais na mensagem do jogo estavam entre os critérios de seleção. Os escolhidos traçam uma linha do tempo que vai desde o Atari até os poderosos consoles dos dias atuais (clique aqui para abrir o .pdf)
Além de contemplar a galeria, o público poderá experimentar cinco jogos por alguns minutos: Pac-Man, Super Mario Brothers, The Secret of Monkey Island, Myst e World of Warcraft. A interatividade não poderia ficar de fora da exposição, já que é a principal característica dos games.
A mostra será inaugurada somente no ano que vem, dia 16 de março e ficará disponível para visitação até 30 de setembro de 2012.
Veja a lista completa dos escolhidos (clique no título para visualizar um trailer):
