
A pulverização de redes sociais, mídias diversificadas e ferramentas de transmissão – com seus usuários usufruindo delas e comentando na rede aquilo que vivenciam – tornam cada vez mais próximas a notícia e o noticiador.
Na esteira dessa nova tendência, um paquistanês se tornou a mais nova celebridade do ambiente jornalístico da sociedade contemporânea. No último domingo, quando Osama Bin Laden teve o seu esconderijo invadido por tropas do governo americano, o analista de sistemas Sohaib Athar (@ReallyVirtual) estava na sua casa, twittando, ao vivo, direto de Abbottabad, no Paquistão.
Enquanto escrevia no microblog, um grupo de elite da marinha americana invadia o esconderijo do terrorista mais procurado no mundo, a poucos metros da casa de Athar. Sem saber o que ocorria, o analista escreveu, entre outras coisas, sobre o helicóptero que sobrevoava o lugar: “Um helicóptero sobrevoando Abbottabad, a uma da manhã. (Um evento raro)”, “Vá embora helicóptero – antes que eu pegue meu mata-moscas gigante”. O primeiro twitt foi na primeira hora da manhã do dia 1 de maio, hora local (17h do domingo, 30/04, em Brasília).
Algumas horas depois, ele retwittou uma mensagem que poderia sugerir alguma ligação entre o anúncio da entrevista do presidente americano Barack Obama e o acidente entre um dos helicópteros que participaram da operação no esconderijo de Bin Laden.
Depois de juntar os fatos com alguns emails “estranhos” recebidos, com pedidos e entrevistas e comentários sobre os fatos, o analista-correspondente escreveu: “Un oh, agora eu sou o cara que blogou ao vivo sobre o ataque surpresa do Obama sem saber ”.
Sem imaginar, @ReallyVirtual – ou melhor, Sohaib Athar – foi testemunha indireta de um dos mais comentados assuntos do twitter dos últimos tempos. Cerca de 4.000 mensagens foram twittadas por segundo enquanto Obama dava a declaração oficial, confirmando a morte de Bin Laden.
Uma hora antes do discurso, porém, um dos membros do chefe de gabinete do ex-secretário de defesa americano, Donald Rumsfeld, Keith Urban “vazou” o provável assunto da declaração do presidente. Em 12 horas, o volume de comentários, posts e publicações em blogs na internet, somado ao número de notícias em sites especializados, passou de 80 mil textos.
Para mais informações sobre o debate acerca da precisão jornalística e o uso de novas ferramentas, como o Twitter, leia o artigo Rapidez Digital e Tradição Jornalística, no site do Observatório da Imprensa.

